Bruno Reis entrega nova orla de Pituaçu com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Investimento total foi de R$ 135,4 milhões
Valter Pontes/PMS
A nova orla de Pituaçu foi entregue, neste sábado (6), pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), após mais de três quilômetros de intervenções urbanas e ambientais. O projeto inclui recuperação dos passeios e estacionamentos públicos, revitalização da ciclovia, pavimentação em concreto e pedra portuguesa, paisagismo, 20 quadras esportivas, campos de futebol e 25 quiosques. A inauguração contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos (PDT), além de autoridades municipais e representantes da Orla Brasil, empresa concessionária do Parque Urbano da Orla Pituaçu.
O trecho requalificado vai da Ponte Rio das Pedras até a 3ª Ponte. O espaço recebeu quatro campos de futebol — dois de grama sintética, um de terra e um de areia —, além de quadras poliesportivas, de tênis, de beach tênis e de futmesa. O complexo abriga também três academias ao ar livre e mais de três quilômetros de ciclovia. O investimento total foi de R$ 135,4 milhões.
Bruno Reis diz que Salvador ‘não precisa mais escolher entre orla e serviços essenciais’
Durante a entrega, o prefeito afirmou que a obra é a maior intervenção feita com recursos próprios da Prefeitura. Segundo ele, o cenário financeiro atual permite que Salvador avance simultaneamente em infraestrutura, saúde e educação.
“Hoje, essa cidade não precisa mais escolher se vai recuperar a sua orla ou se vai fazer o quarto hospital”, afirmou Bruno Reis, citando a unidade que será entregue no início de 2026.
“Não precisa escolher entre fazer a orla ou entregar grandes escolas. Salvador não precisa mais escolher entre fazer um trecho de orla ou fazer um equipamento esportivo”.
O prefeito também lembrou que a gestão municipal mantém, desde 2013, um programa contínuo de requalificação da orla de Salvador. “Ao final de 2028, vamos chegar a 100% da orla de Salvador requalificada”, disse. Ele acrescentou que a Prefeitura autorizou a licitação de um novo trecho na Cidade Baixa, entre o Bonfim e a Contorno, e finalizou o projeto do novo Food Park da Boca do Rio.
Nova orla terá 25 quiosques, quatro parques infantis e paraciclos
A área entregue ao público também inclui quatro parques infantis, paraciclos e 25 quiosques distribuídos ao longo do percurso. Desses, 13 vão operar como restaurantes; sete funcionarão como pontos de venda de água de coco; e cinco serão dedicados à comercialização de acarajé. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e será administrado pela Orla Brasil.
A presidente da FMLF, Tânia Scofield, ressaltou que a intervenção exigiu mudanças completas na estrutura viária.
“Para que hoje a gente tenha essa área de lazer e esporte entre Pituaçu e Jaguaribe, foi preciso uma grande intervenção. A primeira coisa que fizemos foi transferir a via de veículos para a parte interna, criando um calçadão amplo, com ciclovia, quiosques e restaurantes”.
Ela destacou também a ampliação das calçadas e melhorias nas quadras entre Pituaçu e a Boca do Rio. Uma passarela conecta os dois parques da área requalificada.
Obra integra conjunto de sete trechos entregues na atual gestão
Com Pituaçu, já são sete trechos de orla entregues nesta gestão: Farol de Itapuã (trecho 3 e 4), Stella Maris, Praia do Flamengo, Ipitanga, Porto da Lenha e Pituaçu. Entre 2013 e 2025, Salvador requalificou 33 trechos de mar.
A vice-prefeita Ana Paula Matos afirmou que a entrega reforça o compromisso da gestão com inclusão, cultura e turismo.
“Hoje deixamos mais um legado para nossa cidade, uma orla moderna e pensada para ampliar a experiência de quem vive e visita Salvador”.
Palco Nelson Rufino é inaugurado com apresentação do sambista
A cerimônia marcou ainda a inauguração do Palco Nelson Rufino, que recebeu o próprio artista para a apresentação inaugural ao lado da banda Batifun. A partir de 22 de dezembro, o espaço terá programação diária, com samba das 16h às 20h.
O palco recebeu uma estátua em tamanho real de Nelson Rufino, criada pelo artista paraense Francisco de Assis, autor também das esculturas de Gilberto Gil e Preta Gil no Rio de Janeiro. O equipamento reforça a proposta de transformar a nova orla em um polo cultural ativo e integrado ao cotidiano da cidade.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício