Jerônimo Rodrigues ocupa 12º lugar no ranking dos governadores mais bem avaliados do país, aponta Real Big Data
Levantamento aponta que o gestor baiano possui 48% de aprovação popular
Divulgação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) é o 12º governador mais bem avaliado do Brasil, segundo pesquisa Real Time Big Data. O levantamento, realizado entre outubro e dezembro deste ano, aponta que o gestor baiano possui 48% de aprovação popular. Os dados integram uma série de sondagens feitas com a população de diversos estados para medir a aceitação dos chefes dos Executivos locais.
Enquanto Jerônimo figura na parte inferior da tabela, a liderança é ocupada pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 85% de aprovação. O índice é três pontos percentuais superior ao de Helder Barbalho (MDB), do Pará, segundo colocado com 82%.
Confira ranking nacional de aprovação
Na sequência dos mais bem avaliados aparecem Rafael Fonteles (PT), do Piauí, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, ambos com 81%. Fábio Mitidieri (PSD), de Sergipe, registra 72%, seguido por Mauro Mendes (União), de Mato Grosso, com 70%. Paulo Dantas (MDB), de Alagoas, também consta na lista com índice positivo, somando 68% de aprovação dos eleitores.
Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, aparece com 62%, mesmo índice de Laurez Moreira (PSD), do Tocantins. Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, registra 60%. Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, tem 54%, posicionando-se logo acima do governador da Bahia no ranking geral.
Jerônimo Rodrigues aparece à frente apenas da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que registra 29% de aprovação na lista divulgada. Além dos índices nominais, o instituto analisou a percepção sobre as gestões, com dados detalhados sobre o Paraná, onde a avaliação do governo reflete a alta popularidade verificada para o chefe do Executivo daquele estado.
Entre os entrevistados paranaenses, 62% classificam a gestão como ótima ou boa, 28% como regular e 9% como ruim ou péssima. Do total, 78% declararam querer que a próxima gestão dê continuidade ao trabalho atual.
O instituto Real Time Big Data entrevistou 1.200 eleitores no Paraná entre segunda-feira (25) e terça-feira (26) de novembro. A margem de erro desta amostragem é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Rui Costa lidera cenários para o Senado na Bahia em 2026
O ex-governador e ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), lidera quatro dos cinco cenários testados pela pesquisa Real Time Big Data para a disputa ao Senado na Bahia em 2026, segundo pesquisa divulgada na quarta-feira (26). O levantamento ouviu 1.200 eleitores entre segunda-feira (24) e terça-feira (25), com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e índice de confiança de 95%.

Crédito: Henrique Raynal / Casa Civil
No primeiro cenário, quando os nomes são apresentados, Rui Costa aparece com 28% das intenções de voto. Em seguida, o senador Angelo Coronel (PSD) registra 16% e o ex-ministro e presidente do PL na Bahia, João Roma, soma 14%. Já o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) e o ex-deputado Aroldo Cedraz (sem partido) têm 6% cada, enquanto o deputado Adolfo Viana (PSDB) aparece com 4%. Segundo o instituto, esse é o cenário-base de comparação entre os nomes mais citados.
Já no segundo cenário, o ex-governador Rui Costa mantém a dianteira no primeiro voto, com 39%, seguido por outro petista, o senador Jaques Wagner (PT), que marca 21%. O ex-ministro João Roma (PL) registra 19%. Já para o segundo voto, Jaques Wagner lidera com 22%, enquanto Rui Costa fica com 16%. O resultado consolidado posiciona Rui Costa em primeiro com 28%, e Jaques Wagner em segundo, com 21%.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar