Caminhada Nacional do Samba reúne blocos históricos do Carnaval no Campo Grande neste domingo
Programação terá desfile de blocos tradicionais que compõem o circuito carnavalesco da cidade
Igor Santos / PMS
A 18ª Caminhada Nacional do Samba acontece, neste domingo (30), em Salvador, e deve atrair cerca de 800 mil pessoas, segundo estimativa da União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba), organizadora do evento. A programação, gratuita e integrada ao calendário festivo da capital, será realizada no Campo Grande, com desfile de blocos tradicionais que compõem o circuito carnavalesco da cidade.
O cortejo terá início às 13h, com concentração no Teatro Castro Alves e percurso entre o Largo Dois de Julho e a Rua Carlos Gomes. A edição reunirá grupos como Alerta Geral, Reduto do Samba e Alvorada, entre outros, em uma agenda que, de acordo com a Unesamba, mobiliza público expressivo e destaca a presença do samba no cenário cultural da Bahia.

Crédito: Acervo Unesamba
Caminhada reúne blocos e celebra o samba
A ordem do desfile contará com Alvorada (Ala de Canto do Alvorada e Aline Souza), Alerta Geral (Swing do Fora e convidados), Pagode Total com a Cia do Pagode, Proibido Proibir (Samba Trator), Reduto do Samba (Escandurras), Vem Sambar (Dan Mocidade), Amor e Paixão (Eduardinho), Samba Popular (Morango, Samba Top, A Grande Família, Tonho Matéria, Samba L A e J M) e Q’Felicidade (JAMBAHIA e convidados).
A iniciativa integra o projeto Rota do Samba, promovido pela Unesamba, que marca o Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, dentro da programação do Novembro Negro. A concentração ocorrerá em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande, seguindo pelo circuito Osmar até o Largo da Casa D’Itália.
De lá, o cortejo acessará a Rua Carlos Gomes em contrafluxo, antes de retornar à Praça Castro Alves, mantendo o trajeto tradicional que caracteriza a Caminhada Nacional do Samba desde suas primeiras edições.
De acordo com o assessor da Unesamba, Jill Evans, o desfile também busca apresentar o ritmo a novos públicos e fortalecer quem já participa do movimento. “A iniciativa busca fomentar o ritmo, o gênero musical na Bahia, o samba da Bahia, valorizar o movimento sambista, além de buscar apoios para que o ritmo continue tendo na cena do entretenimento baiano”, disse Evans, que destacou que o samba possui papel relevante na cadeia produtiva ligada às festas populares.
“O samba é um dos ritmos que servem de base para todos os outros. E ele no fomento ele emprega, ele cria renda. Com ele ganham as gráficas, as empresas que promovem a festa do carnaval, os blocos, dentre outros. E é isso, buscar o fomento e a valorização do gênero do Carnaval”, complementou.
Semob prepara operação especial de transporte
A Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador realizará uma operação especial de transporte público neste domingo (30), a partir das 14h, para atender ao deslocamento de usuários durante o evento. Todas as linhas que circulam pela Baixa dos Sapateiros deverão fazer o retorno na Barroquinha a partir das 14h, sem seguir em direção ao eixo Praça Castro Alves–Avenida Sete–Campo Grande.
Entre 15h e 21h, com as interdições viárias no Centro, linhas que passam pela Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, Rua Chile, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes e vias próximas terão seus trajetos modificados. As linhas oriundas do Corredor da Vitória, Garcia, Garibaldi, Politeama, Centenário e Rua João das Botas seguirão rotas alternativas previstas para manter o serviço.
As linhas do Corredor da Vitória, Barra e Porto da Barra não acessarão a Avenida Sete, desviando por Marquês de Caravelas, Princesa Isabel, Princesa Leopoldina, Ladeira da Gabriela e Vale do Canela, contornando o trecho Campo Grande–São Bento, que estará totalmente bloqueado.
As linhas que partem do Garcia e Garibaldi seguirão por vias como Vasco da Gama, Aquidabã, Sete Portas, Dique e Vale do Nazaré, preservando o acesso aos corredores liberados e evitando concentração de fluxo no Centro Histórico.
As linhas que utilizam a Rua João das Botas circularão por Leovigildo Filgueiras, Vale do Canela, Princesa Isabel e Avenida Centenário antes de retomarem o trajeto original, mantendo o atendimento às áreas de maior demanda. Já as linhas do Politeama serão desviadas para o Vale dos Barris e Avenida Centenário, garantindo a conexão com a Estação da Lapa e distribuindo o fluxo fora do eixo da Avenida Sete.
A Ladeira da Montanha será interditada a partir das 12h, e as linhas vindas do Comércio com destino ao Campo Grande utilizarão o Contorno, Vale do Canela e vias adjacentes, evitando a circulação pela área histórica. Para reforçar o atendimento, a Semob disponibilizará 15 veículos reguladores entre 12h e 23h30, posicionados na Estação da Lapa, Barroquinha e Acesso Norte, assegurando suporte operacional durante todo o período do evento.
Mais Lidas
Cultura
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Orquestra Afrosinfônica promove ensaios abertos ao público na Casa da Ponte
Alcione inicia turnê nacional com show lotado e homenagens ao samba raiz
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington