Gabriel Xavier mira reação do Bahia e consolida retorno na zaga para duelo decisivo contra Juventude
Zagueiro valoriza retomada física, reafirma sintonia com Kanu e projeta três jogos encarados como decisões na reta final do Brasileirão
Rafael Rodrigues/EC Bahia
O Bahia terá mudanças importantes na defesa para o duelo contra o Juventude, nesta sexta-feira (28), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com Ramos Mingo suspenso após ser expulso no confronto contra o Vasco, no último domingo (23) e David Duarte ainda em recuperação de lesão, o técnico Rogério Ceni deve montar novamente a dupla de zaga formada por Gabriel Xavier e Kanu. Essa parceria se destacou ao longo de 2024 e sustentou o sistema defensivo em boa parte daquela temporada.
A oportunidade representa um novo momento para Gabriel Xavier, que enfrentou problemas físicos ao longo do ano. Agora recuperado, ele volta a disputar posição na equipe e retoma a titularidade em um dos recortes mais importantes do campeonato. O Bahia ocupa a 6ª colocação, com 56 pontos e ainda não garantiu vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Se o torneio terminasse hoje, o Tricolor teria de disputar a Pré-Libertadores novamente.
Lesões, frustração e reencontro com titularidade
Durante entrevista coletiva nesta última quarta-feira (26), no CT Evaristo de Macedo, Gabriel Xavier não escondeu a frustração pelos problemas físicos que o afastaram da equipe em diversos momentos da temporada. “É muito difícil realmente ficar fora”, desabafou o defensor, explicando que as lesões atrapalharam a continuidade dentro do elenco tricolor.
O zagueiro afirmou que, além dos impactos no rendimento esportivo, a ausência prolongada interfere na confiança e no lado emocional de qualquer atleta profissional.
“Tive algumas lesões que atrapalharam o processo ao longo desse ano. É muito difícil, mas ao mesmo tempo é gratificante estar hoje tendo a oportunidade de de ser titular novamente numa reta final, num momento muito importante que é de poder levar o clube direto para a fase de grupos da Libertadores”, disse o jogador.
Gabriel Xavier também ressaltou o compromisso coletivo com a história do clube. “Eu acredito que nós jogadores estamos no clube, principalmente, para marcar a história, deixar o nosso legado aqui dentro. Ter a oportunidade de jogar esse jogo contra o Juventude é uma honra, uma oportunidade muito boa”, disse Xavier.
Afinidade com Kanu e análise da defesa
Com a ausência de Ramos Mingo e a lesão de David Duarte, a reedição da dupla com Kanu pode devolver ao Bahia uma dinâmica defensiva já testada e consolidada. O defensor destacou a boa sintonia com o companheiro.
“Eu e Kanu temos uma afinidade muito boa, tanto dentro como fora de campo. A gente sabe do quão bom foi o ano passado. Esse ano aconteceram lesões e o merecimento de jogadores que foram titulares ao longo do ano. Procuramos trabalhar bastante, fazer análises individuais até para olhar o sistema do adversário”, afirmou o zagueiro tricolor.
Ambos foram protagonistas na campanha do Brasileirão de 2024, somando mais de 50 jogos cada um. Em 2025, a sequência foi prejudicada por lesões e mudanças no time, mas a expectativa é de retomar o padrão defensivo apresentado anteriormente.
Sobre o momento atual, Gabriel foi direto: o Bahia precisa de solidez atrás para transformar o desempenho em resultados. “Sabemos o quão importante é fazer um jogo sólido defensivo, porque lá na frente a gente tem muita qualidade para fazer gols”, avaliou.
Bahia encara reta final como três decisões
Faltando apenas três rodadas para o fim do Brasileirão, o elenco trata cada partida como uma decisão. O Bahia enfrenta Juventude e Sport, ambos na zona de rebaixamento, e encerra a participação diante do Athletico-PR.
“Sabemos da importância desses três últimos jogos”, afirmou o zagueiro. Para ele, a situação dos adversários não diminui o nível de dificuldade. “Quem quer que seja, a gente tem que fazer bons jogos e conseguir os triunfos”.
A campanha fora de casa preocupa. O Tricolor soma oito jogos sem vencer como visitante. Gabriel admite o incômodo com os resultados longe de Salvador e reforça que o time precisa reagir.
“Sabemos que a gente poderia conquistar mais pontos, ganhar mais triunfos fora de casa. Não estamos do jeito que a gente gostaria, mas a gente vem procurando trabalhar bastante dentro da semana com o professor, organizando e estudando o adversário. A gente sabe que precisamos muito desse resultado”, completou.
Próximo compromisso
O Bahia retorna a campo, nesta sexta-feira (28), às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi, para enfrentar o Juventude. O triunfo fora de casa é vista como essencial para manter a disputa por uma vaga direta na Libertadores de 2025.
Mais Lidas
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Bahia x Jequié: onde assistir, horário e prováveis escalações
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
América-SP x Bahia: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Esporte
Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Últimas Notícias
PF amplia ofensiva contra Banco Master, cumpre mandados na Bahia e mira Nelson Tanure
Nova etapa da Operação Compliance Zero aprofunda apuração sobre fraudes financeiras e determina bloqueio bilionário
Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite
Primeira disputa pela liderança atravessa a madrugada, tem eliminações em sequência, clima tenso entre participantes, conversas de jogo e reflexos da apresentação prolongada dos Camarotes
Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão
Copinha 2026: mesmo com atuação valente contra Palmeiras, Rubro-negro é eliminado nos pênaltis em meio à polêmica de arbitragem
Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira
Semob ajusta linhas de ônibus, amplia horários e oferece opções gratuitas de ascensores durante o cortejo
Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações
Confronto acontece nesta quarta-feira (14), às 19h15, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026
57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança
O otimismo é escolher enfrentar dificuldades com esperança, transformando a forma de viver e abrindo espaço para novas oportunidades.
Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa
Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia