TRE-BA promove dia D em Salvador com serviços exclusivos para eleitores com deficiência
Iniciativa faz parte do projeto ‘Todo voto importa’ e busca ampliar acessibilidade no processo eleitoral
Divulgação/TRE
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, nesta segunda-feira (22), o Dia D de atendimento voltado a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa em Salvador faz parte do projeto “Todo voto importa” e busca ampliar a acessibilidade no processo eleitoral.
Atendimento especial no Comércio
A ação acontece, nesta segunda-feira, até 16 horas, na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), no bairro do Comércio. A mobilização segue ao longo da semana em outros pontos: na terça-feira (23), o atendimento ocorrerá na unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em São Joaquim, no mesmo horário. Já de quarta (24) a sexta (26), os serviços estarão disponíveis novamente na Sempre, das 9h às 16h.
O trabalho é realizado por meio do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral TRE-BA (LIODS Inovaxé) e integra a programação da Semana de Acessibilidade e Inclusão, realizada anualmente pelo regional baiano.
Serviços oferecidos
Durante o Dia D, os cidadãos terão acesso a uma série de serviços, como cadastro biométrico, emissão do primeiro título de eleitor, revisão de dados cadastrais, regularização da situação eleitoral, transferência do local de votação, consulta de débitos eleitorais e emissão de certidões.
A mobilização foi inspirada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e reforça o compromisso do tribunal em garantir igualdade de condições no exercício da cidadania.
Projeto ‘Todo voto importa’
O “Todo voto importa” é uma ação conjunta que reúne todos os tribunais regionais eleitorais do Nordeste e também o TRE do Pará. A proposta é levar atendimento itinerante a grupos que enfrentam maiores barreiras de acesso, promovendo inclusão e participação política.
Na Bahia, a iniciativa ganha destaque por contemplar tanto a capital quanto outras localidades, com atividades que ultrapassam os dias de mutirão e se estendem ao longo do calendário de inclusão.
Números da Bahia e de Salvador
De acordo com dados do TRE-BA, o Estado possui 76.198 eleitores com algum tipo de deficiência cadastrados na Justiça Eleitoral. Desses, 22.764 têm deficiência locomotora, 14.089 apresentam deficiência visual, 8.744 têm deficiência auditiva e 3.983 relatam dificuldade para exercer o voto. Outros 35.498 estão registrados em categorias diversas de deficiência.
Na capital baiana, o número chega a 21.048 eleitores. Entre eles, 7.561 possuem deficiência locomotora, 2.415 têm deficiência visual, 1.610 apresentam deficiência auditiva e 1.258 relatam dificuldades para o exercício do voto. Além disso, 10.257 pessoas se enquadram em outras formas de deficiência.
Compromisso com inclusão
Ao promover o Dia D, o TRE-BA reforça a importância de políticas públicas voltadas para a acessibilidade. O objetivo é reduzir barreiras que ainda dificultam a participação de milhares de eleitores e garantir que cada cidadão tenha assegurado o direito ao voto, independentemente de suas condições físicas ou sociais.
O tribunal também espera que a mobilização estimule a conscientização da sociedade sobre a necessidade de construir um processo eleitoral mais inclusivo, em que todos possam exercer plenamente sua cidadania.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia
Operação Volta às Aulas 2026: Procon-BA fiscaliza listas escolares, vendas casadas e alerta pais sobre abusos
Fiscalização ocorre em escolas, livrarias e papelarias para garantir direitos do consumidor durante o período de compras de material escolar
Olodum retorna à Lavagem do Bonfim em 2026 com grande cortejo percussivo nesta quinta-feira
Bloco afro participa da festa com 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias em Salvador
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Ricardinho Freestyle abandona dinâmica do Quarto Branco após mais de 12 horas e se torna o primeiro desistente da disputa por vaga no reality
Wellington César assume Ministério da Justiça e Segurança Pública após convite de Lula
Nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União
Itabuna lança Carnaval antecipado e confirma shows de Bell Marques, Léo Santana, Xanddy e mais; confira atrações
Festa acontece entre 22 e 25 de janeiro, reúne grandes atrações e marca a retomada do evento após a pandemia
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas