Arte imersiva e arquitetura monumental: o que esperar da Mostra Casas Conceito no Centro Histórico de Salvador
Edição de 2025, que começa na próxima terça-feira (9), amplia limites do evento com instalações de grande porte que se espalham pelas ruas
Divulgação
A VII edição da Mostra Casas Conceito começa, na próxima terça-feira (9), em Salvador, ocupando o Casario da Misericórdia e o Elevador Lacerda, no Centro Histórico. No entanto, a abertura acontece, na tarde desta domingo (7), para convidados. Até o dia 9 de novembro, a cidade receberá uma programação que une arquitetura, design, arte, gastronomia e experiências sensoriais em espaços urbanos.
Idealizada pela empresária Andrea Velame, a mostra se consolidou como movimento cultural integrado, propondo novas formas de interação com o patrimônio histórico. Desde 2022, o Centro Histórico é o palco escolhido, fortalecendo a relação entre moradores, visitantes e o território, além de abrigar ações da Associação da Rua Chile, presidida por Velame.
Gigantismo e arte urbana
A edição de 2025 amplia os limites do evento com instalações de grande porte que se espalham pelas ruas. Sob curadoria de Andrea Velame e design de Marcus Barbosa, as peças de gigantismo transformam a região em cenário interativo e imersivo, em diálogo com a proposta de reocupação cultural do Centro Histórico.
Entre as criações estão uma casa submersa, um par de óculos gigante, estruturas de sombreamento para a Praça Municipal, um palco geodésico de 12 x 12 x 6 metros, lustres monumentais e barraquinhas voltadas a feiras e exposições. As obras, segundo os organizadores, funcionam como marcos urbanos que estimulam a vivência coletiva.
A proposta é que essas intervenções reforcem Salvador como espaço de experiências culturais inovadoras, integrando o público à cidade por meio da arte e da arquitetura. O gigantismo surge como eixo central para provocar novas percepções sobre o patrimônio histórico e sua utilização.
Elevador Lacerda como espaço cultural
Um dos destaques da mostra é a ativação inédita do Elevador Lacerda como ambiente de eventos, no projeto intitulado Conceito Lacerda. Dois andares do monumento receberão experiências batizadas de Living Lacerda e Cerimonial Lacerda, que buscam ressignificar o ícone arquitetônico em uma perspectiva contemporânea.
O uso do Elevador Lacerda como palco cultural representa um marco na história da mostra e amplia as possibilidades de uso do espaço urbano. Os organizadores afirmam que a proposta cria um elo entre tradição e inovação, oferecendo novas camadas de significado ao monumento.
A programação gastronômica inclui o ORI Rooftop, restaurante de 500 m² com vista para a Baía de Todos-os-Santos. Sob comando dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, o espaço tem projeto arquitetônico de Marcus Barbosa e Associados e ambientação assinada por Andrea Velame, que volta a criar um ambiente autoral após duas décadas.
No térreo, quatro operações inéditas complementam a experiência: Gelato Luce, de Marlon Gama; Tabacaria Isso é JAMM, de Viviane Vieira, com mural de Bel Borba; Divino Pãozito, de Andressa Matos, especializado no pãozinho delícia; e Brasileiríssima, da FMG+, com foco em souvenirs ligados à cultura nacional.
Ambientes e futuro do espaço
A mostra reúne 30 ambientes assinados por mais de 40 profissionais da arquitetura e do design baianos, entre eles Adelia Estevez, Adriane Lins, Fabiane Lessa, Flávio Moura, Gabriel Magalhães, Júlia Leal, Manarelli Guimarães, Marcus Barbosa, Marlon Gama, Natália Coelho e Rogério Menezes. O masterplan é de Aline Cangussú, que celebra 30 anos de carreira.
Após o encerramento, os 3.500 m² do Casario da Misericórdia abrigarão o Hotel Villa Andrea, projeto conduzido por Nathália Velame em parceria com arquitetos da mostra. O empreendimento terá 29 suítes, incluindo uma presidencial de 82 m², marcando a continuidade da transformação urbana proposta pela Casas Conceito.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Claudia Leitte lança ‘Vuco Vuco’ e confirma maratona de shows no Carnaval
Cantora aposta em nova música para o verão e mantém tradição de puxadas no circuito Barra-Ondina
Irmãos Macedo promovem ensaio aberto beneficente em Salvador para apoiar Aroldo Macedo
Evento beneficente acontece na Casa Rosa, no Rio Vermelho, e destina toda a arrecadação ao tratamento do músico Aroldo Macedo
Festa de Iemanjá terá reforço na segurança com mais de 1,1 mil agentes no Rio Vermelho
Operação contará com policiais, bombeiros e peritos, além de reconhecimento facial, drones, aeronave e ativação do CICC
Foro privilegiado: quem tem direito e como funciona esse tipo de julgamento
Entenda como funciona a regra que define onde autoridades são julgadas e motivo do tema gerar debates no Brasil
Carnaval de Salvador 2026 abre inscrições para concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans
Competições tradicionais celebram diversidade, arte e representatividade LGBT+ no Centro Histórico
Ebserh abre concurso para médicos com 152 vagas e inscrições acontecem até sábado
Seleção nacional contempla 96 especialidades, amplia política de cotas e oferece salários de até R$ 19,1 mil
Escola digital seleciona dez pessoas para atuar no Carnaval de Salvador com bolsa de R$ 1,8 mil
Inscrições seguem abertas até segunda-feira e seleção inclui formação e vivência prática no Trio da Cultura no circuito Dodô
Esposa de Alberto Cowboy minimiza rumores com Ana Paula no BBB 26 e garante: ‘Coisas pequenas não me chateiam’
Em publicação nas redes sociais, Priscilla Monroy afirmou não demonstrar preocupação com a relação entre os dois confinados
Mudanças na prova da CNH avançam no país e Bahia ajusta exame prático após resolução do Contran
Detran-BA altera formato da avaliação, aguarda liberação de carros automáticos e segue diretrizes nacionais para habilitação
Desemprego atinge 5,1% em dezembro e mercado de trabalho tem melhor resultado desde 2012
Dados do IBGE apontam recordes de ocupação, avanço do emprego formal e crescimento da renda média dos trabalhadores