Novo Parque Urbano da Orla Pituaçu avança com capacitação, gastronomia e lazer em Salvador
Projeto conduzido pela Orla Brasil formaliza trabalhadores, amplia operações gastronômicas, promove atividades esportivas e de bem-estar
Divulgação
A transformação do Parque Urbano da Orla Pituaçu, em Salvador, está em fase de execução com a implementação de iniciativas voltadas para lazer, gastronomia, esporte, sustentabilidade e organização dos serviços prestados à população. A gestão do espaço é de responsabilidade da Orla Brasil, empresa concessionária do trecho, que conduz o processo de reestruturação.
Formalização de operadores e capacitação profissional
Entre as medidas em andamento está a assinatura do contrato dos primeiros operadores que irão atuar na orla, com apoio da Associação dos Trabalhadores da Orla Pé de Areia (Astop Bahia). Os trabalhadores passam a atuar como microempreendedores individuais (MEI), modelo que possibilita acesso a benefícios previdenciários, maior formalização e tributação simplificada.
Para acompanhar essa transição, foi firmado convênio com a Faculdade Estácio e o Instituto Yduqs para oferecer treinamento aos operadores. A capacitação acontece, a partir da próxima segunda-feira (8), com carga horária de 30 horas, abordando temas como gestão financeira, técnicas de vendas, economia circular, vigilância sanitária, noções de empreendedorismo e legislação municipal e estadual.
O programa inclui ainda conteúdos de atendimento em inglês e espanhol, e informações sobre a história de Salvador. Ao término do curso, que acontece até o dia 12, os trabalhadores receberão certificado de participação e, na segunda quinzena de setembro, kits de trabalho completos para iniciar as atividades na nova orla.
“Este momento foi pensado detalhadamente e temos certeza de que contribuirá para ampliar o acesso à informação e à capacitação dos empreendedores locais. Estamos comprometidos em transformar a Orla de Salvador no melhor local de turismo e lazer da cidade, com melhoria na qualidade dos serviços e bem-estar para quem irá trabalhar e para quem circular pelas praias”, ressalta Eduardo Sampaio, diretor da Orla Salvador.
Novas operações gastronômicas e esportivas
O projeto prevê a instalação de 19 operações gastronômicas no espaço de Pituaçu, das quais oito já estão em fase de negociação. A iniciativa busca ampliar a oferta de serviços voltados à alimentação e ao turismo.
Na área esportiva, a empresa responsável também atua na gestão do Parque Esportivo Boca do Rio. Como parte da programação, será realizado, neste domingo (7), o 1º Encontro dos Babas, evento com entrega de medalhas e troféus aos participantes, aberto à comunidade local.
Saúde, bem-estar e sustentabilidade
O projeto inclui ainda atividades voltadas à saúde e ao bem-estar. Em parceria com a academia Bodytech, serão promovidos, no próximo dia 20 de setembro, aulões gratuitos de Yoga e Fit Dance para a população.
Na área ambiental, um convênio firmado com o Centro de Convenções de Salvador garante a triagem e a destinação correta dos resíduos coletados na região. Segundo a Orla Brasil, a medida reforça o compromisso com a sustentabilidade e contribui para manter a cidade mais limpa, ao mesmo tempo em que estimula práticas de economia circular entre os trabalhadores locais.
Etapas em andamento
Com a integração de ações de capacitação, serviços gastronômicos, programação esportiva, atividades de saúde e iniciativas ambientais, a transformação do Parque Urbano da Orla Pituaçu segue em andamento. O objetivo é estruturar o espaço como área de lazer, convivência e serviços organizados, ampliando as possibilidades de uso pela população e visitantes de Salvador.
Mais Lidas
Nizan Guanaes lança plataforma de IA voltada ao mercado publicitário; entenda
Cidades
Governo da Bahia inaugura colégio de tempo integral e abre ano letivo de 2026
Últimas Notícias
Câmara aprova urgência para projeto que propõe quebra de patente do Mounjaro
Léo Santana comanda Pipoco e arrasta multidão no pré-Carnaval de Salvador
Cantor arrasta milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós na noite desta terça-feira (10)
Oposição aciona Justiça para tentar barrar desfile que homenageia Lula no Carnaval do Rio
Parlamentares e o Partido Novo contestam repasses federais e alegam propaganda eleitoral antecipada em ano eleitoral
Justiça Militar abre prazo para Bolsonaro apresentar defesa em processo de expulsão do Exército
Ministério Público Militar pede expulsão do Exército após condenação do ex-presidente por tentativa de golpe
Aleluia volta a criticar gestão Jerônimo, aponta Bahia como ‘último reduto do PT’ e crava: ‘Vamos derrotá-lo’
Pré-candidato ao Governo da Bahia, José Carlos Aleluia avalia desgaste do PT e reforça críticas à gestão estadual
Comissão da Câmara cobra transparência sobre cuidados médicos de Bolsonaro na Papudinha
Deputados pedem informações ao Ministério da Justiça e à PGR sobre armazenamento e distribuição de medicamentos ao ex-presidente preso em Brasília
Carnaval deve movimentar R$ 12,4 bilhões na economia da Bahia em fevereiro, aponta Fecomércio
Projeção representa um crescimento real de 6% em relação ao mesmo período do ano passado
Jerônimo entrega escola de tempo integral e anuncia investimentos em saúde e infraestrutura em Nilo Peçanha
Investimentos ultrapassam R$ 17 milhões apenas na educação e incluem pavimentação, ônibus escolares, ambulâncias e ações no turismo
Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028
Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas
Procura intensa antecipou encerramento das inscrições no espaço que fica no circuito Osmar, no Campo Grande
Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026
Design clássico reaparece com leitura contemporânea e reforça identidade de uma das agremiações mais tradicionais da folia baiana