Bahia ainda tem 1,2 milhão de títulos de eleitor cancelados

Prazo para regularizar cadastro eleitoral termina nesta quarta-feira e não haverá prorrogação

Por Raiane Veríssimo
08/05/2024 às 10h44
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/TSE
Foto: Divulgação/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) divulgou, nesta terça-feira (7), que a Bahia ainda possui 1,2 milhão de títulos de eleitor cancelados. No último dia 25, o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta Neto, anunciou que o número de cancelamentos de títulos no Estado era de 1,6 milhão, sendo 235.933 títulos somente em Salvador.

Apesar da redução significativa, o órgão chama a atenção que o prazo para regularizar cadastro eleitoral termina nesta quarta-feira (8) e a data não será prorrogada. Para requerer o serviço, basta procurar o cartório eleitoral ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral. Em Salvador, a Central de Atendimento ao Público (CAP) funcionará, das 8h às 18 horas, na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Confira os horários e locais de atendimento na Bahia.

Todos os serviços também podem ser feitos pela Internet, disponíveis pelo portal do TRE-BA. Segundo o órgão, será necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de endereço emitido há 3 meses no máximo. No caso dos homens que completam 19 anos neste ano, também deve ser apresentado o comprovante de alistamento militar.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 152 milhões de eleitores devem ir às urnas para escolher 5.568 prefeitos e cerca de 58 mil vereadores em todo o país. O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. As eleições municipais neste ano ocorrem em outubro, sendo o primeiro turno no dia 6 e segundo turno, se necessário, no dia 27.

 

Leia também:

Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira

Eleições 2024:152 mi eleitores vão escolher 5.568 prefeitos no Brasil

Eleições 2024: veja principais datas e novidades do calendário eleitoral