Inema concede licença para alteração e implantação do VLT em Salvador

Projeto contempla não apenas a mudança de localização, mas também ajustes que aumentam a extensão do trajeto em aproximadamente 16,6 Km

Por Redação
02/05/2024 às 13h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação / GOVBA
Foto: Divulgação / GOVBA

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu licença para a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) realizar alterações significativas no projeto do Sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador.

Aprovado conforme publicação no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (30), o projeto contempla não apenas a mudança de localização, mas também ajustes que aumentam a extensão do trajeto em aproximadamente 16,6 Km.

A autorização, que inclui adaptações no projeto para garantir sua estabilidade e funcionamento com energia elétrica, permite ainda a ampliação da capacidade de transporte, podendo agora cada composição transportar até 400 passageiros. Essa primeira fase do VLT está planejada para conectar o bairro de Ilha de São João, em Simões Filho, até o bairro da Calçada, na capital baiana.

A licença ambiental emitida pelo Inema é apenas uma etapa do processo, sendo necessário o aval de outras instâncias governamentais, conforme mencionado no documento oficial. Até o momento, a CTB não se pronunciou para fornecer mais detalhes sobre as alterações.

O governo da Bahia avançou no processo de contratação das empresas responsáveis pelas obras do VLT, divulgando recentemente a lista das empresas e consórcios habilitados no processo licitatório.

O consórcio Expresso Mobilidade Salvador, composto pelas empresas Álya Construtora, Metro Engenharia e Consultoria, e MPE Engenharia e Serviços S.A., foi classificado para o primeiro lote, indicando um passo adiante na concretização do projeto de mobilidade urbana na região.

 

Leia também:

Governador rebate ACM Neto sobre crítica ao VLT: "Estamos em processo licitatório"