Segunda edição do curso "Saúde Mental Racializada" acontece neste sábado em Salvador

Ministrado pelo psicólogo baiano George Barbosa, a formação online está com inscrições abertas e é destinada a profissionais de saúde e público interessado

Por Redação
30/04/2024 às 10h55
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No próximo sábado (4), das 9h às 11h, acontece a segunda edição do minicurso Saúde Mental Racializada, idealizado e ministrado pelo psicólogo baiano George Barbosa. Será o primeiro módulo on-line da formação que se destina a profissionais de saúde mental e a qualquer pessoa interessada em compreender a saúde mental sob a perspectiva do enfrentamento diário do racismo.

As inscrições estão abertas no link, no valor de R$ 50 reais.

Psicólogo clínico afrocentrado, nome de destaque na representatividade negra na terapia e idealizador do projeto "Terapia nos Bairros", George explica que o curso nasceu da urgência de fomentar o debate sobre o cuidado especializado em saúde à população negra, sobretudo a saúde mental.

"O curso aborda a conduta do profissional psicólogo, danos que o racismo causa em nossa saúde mental e quais são as formas de enfrentamento e sobrevivência frente a este mal que nos atinge todo segundo de nossas vidas desde a concepção".

Também são temas do curso Paternidades Negras, Autismo e TDAH na população negra, Violências Médicas, Nutricídio - Marginalização e outras formas de adoecimento físico e mental e Enfrentamento ao racismo.

"Este curso seria facilmente uma disciplina nos cursos de Saúde l, pelo menos no nosso estado. Enquanto isso não acontece, eu me proponho a promover essa formação de forma acessível para que possa chegar ao maior número de pessoas possível", realça George.

 

Leia também:

Por unanimidade, Anvisa mantém a venda de cigarro eletrônico proibida no Brasil