Cabra é usada para atrair onça no condomínio de Virginia Fonseca, em Goiânia

Armadilha com cabra foi autorizada pelo Ibama para captura de onça. No condomínio da influencer, moradores se revoltaram

Por Redação
26/04/2024 às 18h54
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Imagens de um filhote de cabra sendo utilizado como isca para a captura de uma onça que circula pelo Residencial Aldeia do Vale, em Goiânia, gerou revolta entre moradores e internautas. O procedimento, que segundo a gestão do condomínio, seguiu uma recomendação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi considerada como maus-tratos por diversas pessoas. A influencer Virginia Fonseca vive no local. As informações são do Metrópoles.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma moradora fala sobre a situação e diz que o animal ficou exposto a noite toda sem nenhum tipo de cuidado. "Colocaram uma cabra viva num cubículo em que ela nem se mexia, ficava de pé sem se mexer. Colocaram ela à tarde e deixaram ela exposta a noite toda, sem água, sem comida, sem deitar, sem se mexer, até o dia seguinte", afirmou a moradora que preferiu não se identificar. 

Aos moradores, a Associação dos Amigos do Residencial Aldeia do Vale (Saalva) emitiu um comunicado, na última sexta-feira (19), mesmo dia em que o vídeo foi gravado, explicando que as armadilhas foram cedidas e recomendadas pelo Ibama. Segundo os moradores, depois das reclamações, o filhote de cabra sumiu e o condomínio não deu mais explicações sobre o que foi feito com ele.

"A hora em que o vídeo vazou eles foram lá e tiraram a cabra com o caminhão do próprio condomínio. Nós queremos saber 'cadê' essa cabra. Foi chocante para quem gosta de animal. Pra quem não gosta, passa batido, mas existe uma lei de crimes ambientais. Eu acho que tudo tem limite", desabafou a moradora ao G1.

Autorização do Ibama

O Ibama confirmou a autorização para o uso de armadilhas com animal vivo para a captura da onça no condomínio Residencial Aldeia do Vale. De acordo com o órgão, o método de usar um animal vivo é respaldado cientificamente, mas só é aplicado em casos específicos, "como este". Mas reforçou que, nesses casos, deve ser levado em consideração os cuidados necessários com alimentação, disponibilidade de água e demais precauções com o outro animal.

 

Leia também:

Gisele Bundchen chora após ser perseguida por paparazzi

Glória Perez defende Davi Brito, vencedor do 'BBB 24'

Vocalista do grupo Molejo, Anderson morre aos 51 anos