Você sabe quando está numa relação tóxica e abusiva? Saiba como se defender e sair com êxito dessa situação

Por Daiille Costa Toigo
13/04/2024 às 21h24
  • Compartilhe
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Você sabe o que é um relacionamento abusivo? 

Para muitas mulheres ainda é algo desconhecido, e principalmente difícil de assumir, que está passando por uma relacionamento tóxico e abusivo, isto porque o cônjuge ou companheiro a manipula mentalmente e cria falsa realidade. 

No relacionamento abusivo, há atitudes do outro que fazem com que a pessoa (vítima) se sinta aprisionada, constrangida, dependente, reprimidas e principalmente inferiorizada - sendo este o principal motivo que faz com que aquela mulher não consiga sair da relação ou mesmo diante da dependênciaemocional ou econômica, bem como o medo de alguma retaliação moral ou física, e até mesmo de sobrevivência, vez que não raro os marido ou companheiros compelem para que as mesma forneçam todos os ganhos auferidos em trabalho ou rendimentos. Neste último ponto, é importante frisar que alguns não permitem a ida ao trabalho afetando seu direito constitucional de ir e vir, vivendo praticamente um cárcere dentro de sua casa. 

Neste tipo de relação há quase sempre violência doméstica e ameaças, e a outra parte sempre tenta imputar a culpa totalmente à mulher. "Fiz isso porque você provocou", eis um exemplo de fala do abusador sob a vítima. 
É importante ressaltar que isso não ocorre somente em camadas economicamente prejudicadas, mas também naquelas privilegiadas, estáveis e de artistas. 

Porém muitas tem vergonha de assumir e responsabilizar o autor, mais isto é crime!
A violência e abuso à mulher são hoje atitudes reprováveis legalmente em nossa sociedade.
Há atitudes e medidas judiciais para punir e que uma vez denunciada fica à crivo e condução pelo membro do Ministério Público, e ainda há medidas de segurança à mulher. 

Assim, quando você se cala está em posição vulnerável de diversas maneiras, sujeitando-se à coações, violências e pode chegar até o feminicídio que grande no Estado da Bahia. O resultados, e os traumas de uma relação abusiva podem demorar anos para amenizar, pois cremos que nunca desaparecerá da mente da vítima. 

Aquelas mulheres que passam ou passaram por isso esse texto tem por intuito trazer subsídios para que as conscientizem de forma a evitar, e aquelas que vivenciam este momento é uma forma de conferir coragem e abrir seu horizonte para que haja consciência do quanto ela é poderosa e que lei tem sim artifícios para acabar e protegê-la desses abusadores.