Foco no candidato é elemento chave para vencer uma eleição

Por Heraldo Rocha*
02/04/2024 às 18h41
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Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

Uma campanha pode ser definida como um conjunto de ações e recursos para atingir um determinado fim. Essa palavra, em menor ou maior escala, faz parte do vocabulário de todo mundo, independente da área de atuação. Mas a verdade é que quando se fala em campanha, geralmente o termo está associado à publicidade ou a questões eleitorais.

A campanha eleitoral é o período eleitoral em que os partidos e seus candidatos se apresentam para a população em busca de votos.

Estes conceitos são bem primários, mas, já trazem muitas conexões com o tema que iremos tratar aqui.
Vivo a realidade de campanhas há mais de 67 anos, grêmio escolar, faculdade de medicina, campanhas para causas sociais na antiga e estima Legião Brasileira de Assistência - LBA da qual fui superintendente, campanhas eleitorais, como Deputado Estadual e na condição de apoiador de Prefeitos e Vereadores, campanhas com foco em programas sociais que liderei como Secretário de Estado do Governo da Bahia, nas pastas do Trabalho e Ação Social e na Justiça e Direitos Humanos, como consumidor, como cidadão, como eleitor, como ativista social de causas como o Autismo e muito mais.

Apenas falando de campanhas eleitorais vivi mais de 100 eleições, de natureza municipal e estadual, como candidato ou apoiador de candidato e como talvez meu último ciclo, a partir de 2020 tenho vivido eleições como mentor político de candidatos a Prefeito e vereadores em Salvador, Aracaju e interior do Estado da Bahia.

É óbvio que as campanhas políticas ou eleitorais mudaram muito e de forma significativa, só se falarmos de legislação, tecnologia, redes sociais e a própria profissionalização da gestão de uma campanha, são universos extremamente diferentes de quando comecei a viver campanhas.
Talvez apenas um único elemento não tenha mudado, não se faz nenhuma campanha, sem um produto, um serviço, uma causa, um objetivo ou um candidato. E o mais incrível muitas vezes não se entende, falando de campanha eleitoral que o candidato é um elemento-chave para se vencer uma eleição. 

Claro que aos 82 anos de idade, o romantismo e ingenuidade passam longe, tendo clareza da força dos recursos financeiros, da tecnologia, da máquina eleitoral para se vencer uma eleição, mas, com certeza sem o candidato tudo isto fica meio sem sentido. 

E esta pretensa profissionalização das Campanhas Eleitorais 5.0 tem focado quase que exclusivamente no planejamento e gestão das campanhas, como se o candidato fosse apenas um detalhe.

E o que temos muitas vezes como cenário, são candidatos sem nenhuma noção do que é uma eleição, do impacto nas suas vidas ou até do por que são candidatos. Os chamados neófitos de campanha eleitoral ou do mundo político.  

Não existe espaço para candidato sem preparo para eleição. 
O candidato tem que acreditar na sua eleição e precisa ter respostas genuínas para algumas questões, são elas:


.    Por que eu sou candidato?
.    Qual a minha história e que conexão desta minha história com o meu objetivo de ser candidato?
.    Qual o meu conteúdo, meus ativos políticos e experiências que me qualificam para este cargo que estou me candidatando?
.    Qual a minha proposta de trabalho caso eu seja eleito?
.    O que pendo sobre temas chaves para meu município ou meu Estado, como por exemplo, nas áreas da saúde, educação e geração de renda?
Partidos precisam investir nos seus candidatos, precisam ter treinamentos estruturados para que o principal produto da eleição esteja melhor preparado para a campanha e para os mandatos.
Você não é candidato de si mesmo, você que é candidato de primeiro mandato sofrerá uma diferença grande de quem já tem mandato. Você candidato tem que disputar o seu espaço político, eleitoral, voto a voto.

Você candidato não pode cometer o erro de imaginar que pode ser candidato, coordenador de campanha, marqueteiro da sua própria campanha e tantos outros papeis, precisa ser competente para montar uma equipe mínima para desenvolver estratégias eficazes, definir metas realistas e criar um plano de ação sólido.

E este tema não veio à baila por acaso, na minha experiência política, eleitoral, de gestão pública há mais de 32 anos e como mentor político nos últimos 4 anos, tenho vivenciado a importância de que o candidato seja realmente o foco da campanha, como também que ele possa discutir suas preocupações, seus desafios com uma pessoa realmente experiente, mas ao mesmo tempo imparcial. 

A isto chamo de mentor política ou mentoria política, projeto que estou envolvido nas últimas e próximas eleições. E com uma ressalva, atenção com mentores políticos que nunca viveram a eleição como candidatos, eles não viveram na pele o que vocês irão viver, nobres candidatos.

Portanto, acordem partidos, tenham foco no candidato e não só nas campanhas. E você que é candidato às eleições de 2024, identifique suas competências, potencialize as que já possui e ainda é tempo, de desenvolver novas e necessárias competências para aumentar suas chances de sucesso nesta quase "guerra", chamada ELEIÇÃO 2024.

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*Heraldo Rocha é médico, gestor público, ex-deputado estadual e mentor nas áreas de Gestão Pública/Politica Eleitoral

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