Jerônimo afirma que Complexo da Gestão Democrática da Educação será autônomo e ajudará na tomada de decisões

O novo espaço fica situado no bairro do Costa Azul em Salvador

Por Osvaldo Lyra e Tainã Sampaio
27/03/2024 às 15h23
  • Compartilhe
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que o novo Complexo da Gestão Democrática da Educação será uma espécie de shopping para as entidades de educação baiana. O equipamento foi inaugurado nesta quarta-feira (27), em Salvador, e funcionará como um espaço colaborativo, reunindo o Conselho Estadual de Educação (CEE-BA), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-BA), o Fórum Estadual de Educação (FEE-BA) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA).

"Eles se reunirão aqui porque o Conselho de Educação é o conselho que delibera sobre abertura de escola, sobre avaliação da educação no Estado, é quem fiscaliza um conjunto de regramentos", ressaltou.

Jerômino também comentou sobre a escolha do nome do Complexo em homenagem ao ex-prefeito de Amargosa, professor Valmir Sampaio: "É uma homenagem muito justa, eu quero abraçar aqui a todos os conselheiros e membros das entidades", contou.

O novo espaço, situado no bairro do Costa Azul, resulta de uma reforma do extinto Colégio Estadual José Tobias Neto, contando com 30 salas, um auditório com capacidade para 130 pessoas, três salas multifuncionais para 50 pessoas cada, um refeitório, estações de trabalho compartilhadas e um plenário para as sessões do Conselho Pleno. Com um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, as obras incluíram adequações civis na edificação existente, instalações elétricas, iluminação externa, infraestrutura seca, revestimento de cerâmica, entre outros.

O governador destacou a autonomia do complexo. "Esse é um ambiente autônomo. Aqui nós fizemos uma reforma de quase R$ 3 milhões, construindo ambientes para que quatro entidades tenham a sede própria. Eles se reunirão aqui, porque o Conselho de Educação é quem delibera sobre a abertura de escola, sobre avaliação da educação no estado, é quem fiscaliza um conjunto de regramentos. Então eu estou muito feliz que agora eles tenham uma casa", comentou Jerônimo.

O objetivo é fortalecer a gestão democrática da educação e promover a qualidade do ensino público por meio de uma abordagem participativa e inclusiva.

Leia também:

Jerônimo inaugura Complexo da Gestão Democrática da Educação