Moraes valida 21 acordos com investigados pelo 8 de janeiro

Acusados de crimes sem violência ou grave ameaça e com pena mínima de 4 anos podem confessar crimes em troca de medidas diversas da prisão

Por Redação
26/03/2024 às 22h40
  • Compartilhe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, validou, nesta terça-feira (26), 21 acordos de não persecução penal com investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Os acordos foram aplicados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) a 21 réus que foram presos em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, no dia seguinte aos atos. As informações são da Agência Brasil.

Pelo acordo de não persecução penal (ANPP), acusados de crimes cometidos sem violência ou grave ameaça e com pena mínima de 4 anos podem confessar os crimes em troca de medidas diversas da prisão. Ao validar o ANPP, Moraes determinou que os réus deverão prestar serviços à comunidade, pagar multas que variam entre R$ 1 mil e R$ 5 mil, valor que varia em cada caso.

O ministro determinou ainda a proibição de uso das redes sociais e a participação em um curso com o tema Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado. Os investigados que participaram dos atos de depredação do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo não terão direito ao benefício e irão a julgamento na Corte.  

 

Leia também:

STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS

STF tem maioria para manter prisão de suspeitos do assassinato de Marielle

STF autoriza perdão de multa em ações criminais quando condenado não tiver condições de pagar