Março Mulher: Dia D concentra serviços de cuidado com a saúde da mulher neste sábado, em Salvador

Ação vai intensificar serviços como preventivo, exame fundamental para prevenir o câncer de colo de útero, muito comum entre as mulheres

Por Redação
22/03/2024 às 20h57
  • Compartilhe
Foto: Paulo Almeida/Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Paulo Almeida/Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Salvador realiza, neste sábado (23), mais um Dia D da campanha 'Março Mulher'. Ao todo, 72 unidades básicas de saúde estarão abertas para atender as demandas do público feminino, das 8h às 16h. A mobilização é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

O Dia D terá a intensificação de serviços como preventivo, exame fundamental para prevenir o câncer de colo de útero, muito comum entre as mulheres. Além dele, estarão disponíveis procedimentos clínicos das mamas e encaminhamento para mamografia; consulta médica, odontológica e de enfermagem; teste rápido para HIV, sífilis, hepatites B e C, planejamento familiar com encaminhamento para DIU, laqueadura e demais métodos contraceptivos disponibilizados gratuitamente no SUS; agendamento externo para marcação de exames, entre outros.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, reforça que a estratégia otimiza o acesso à saúde, uma vez que muitas mulheres não têm disponibilidade de comparecer às unidades durante a semana por diversas outras demandas do dia a dia.

"Vamos oportunizar um momento de autocuidado com foco em atualizar as pendências relacionadas à saúde. Entendemos que esse olhar sensível faz a diferença para muitas soteropolitanas, que podem aproveitar o sábado para cuidados preventivos. Além disso, será possível que as meninas e adolescentes, que estudam e também não conseguem acessar o serviço em dia útil, também possam estar acompanhadas de seu responsável para buscar os nossos serviços", pontuou.

 

Leia também:

Governo do Estado solicita que Vitória da Conquista intensifique ações de combate à Dengue

Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 20

Militares da Marinha são capacitados para 'Mobilização Salvador contra dengue'