Embraer afirma que sindicatos aprovaram plano para manutenção de empregos

Ações emergenciais e temporárias são válidas a partir de 13 de abril

Por Redação
11/04/2020 às 23h20
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Embraer
Foto: Divulgação/Embraer

A Embraer informou, neste sábado (11), que o plano de preservação dos empregos, apresentado pela empresa, foi aceito na última sexta-feira (10) pelos sindicatos representantes de seus empregados. 

O plano prevê a suspensão temporária de contratos de trabalho com ajuda compensatória e a redução de jornada e de salário, com garantia de emprego no retorno ao trabalho.

Por nota, a empresa disse que "as ações emergenciais e temporárias são válidas a partir de 13 de abril e terão duração entre 60 e 90 dias, e garantia de emprego pelo período correspondente ao tempo em que estiver em redução de jornada e salário ou suspensão do contrato".

Ainda segundo a Embraer, não haverá alterações na jornada ou salários para colaboradores em atividades essenciais e trabalho presencial.

O plano foi aprovado pelo Sindiaeroespacial, que representa os funcionários das unidades da Embraer em São Paulo, Campinas, Sorocaba e Taubaté; e pelo Sindicato dos Engenheiros, que representa a categoria nos municípios paulistas, o que inclui São José dos Campos/SP, Campinas/SP e Gavião Peixoto/SP.

De acordo com a Embraer, o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu/SP já havia aprovado o plano, com 93% dos votos.

Os funcionários que continuam a desempenhar suas funções por meio de home office terão redução de 25% da jornada de trabalho pelo período de 90 dias. "A garantia de emprego será por período, corresponde ao que o colaborador estiver nessa condição", disse a empresa, acrescentando que esses profissionais terão direito ao auxílio do governo federal de até R$ 453.

*Com informações da Agência Brasil.