Informações sobre o coronavírus estão disponíveis em libras através do site "Unidos pela Saúde"

Projeto envolve pós-graduandos da PUC/PR e voluntários

Por Redação
11/04/2020 às 20h40
  • Compartilhe
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Um projeto desenvolvido por integrantes do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), voluntários e estudantes de outras instituições de ensino divulga informações sobre a pandemia do novo coronavírus para pessoas com deficiência auditiva. Todo o conteúdo publicado no site Unidos pela Saúde utiliza a linguagem de Libras.

O professor e tradutor intérprete Alexsander Pimentel, mestre em Tecnologia da Saúde, disse que os deficientes auditivos estão com dificuldade de acompanhar o volume de artigos e notícias divulgadas diariamente sobre o assunto.

Foi a partir dessa constatação que o grupo resolveu criar o Unidos pela Saúde e produzir vídeos em Libras, a partir de publicações feitas na página do governo do Paraná, para permitir a acessibilidade dessas pessoas e ainda de outras pessoas que visitarem o site.

A ideia é disponibilizar informações também em texto sobre cuidados de saúde. Os vídeos são gravados em um estúdio improvisado dentro da casa de uma das professoras do projeto.

"Houve uma necessidade entre o grupo durante esse período de isolamento de fazer alguma coisa pela sociedade que pudesse ajudar com a divulgação de informações. Foi aí que falei que podíamos fazer isso com acessibilidade e ofereci a minha mão de obra como tradutor, porque acompanho muitas vezes o surdo excluído pela sociedade pela falta de comunicação. Agora, ele está excluso dentro de casa porque não pode sair, com o isolamento. O noticiário não trazia informações para eles e eu via pelas redes sociais as reclamações deles", disse ele à Agência Brasil.