Governo cria grupo para monitorar casos de coronavirus

A ação, segundo a Anvisa, faz parte de um rol de medidas preventivas e de controle adotadas contra o vírus

Por Redação
29/01/2020 às 15h19
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Um grupo de emergência em saúde pública no Brasil foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conduzir e monitorar as ações referentes aos casos de coronavírus no país. A portaria da criação do grupo foi publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (29). O grupo terá prazo de atuação com tempo indeterminado.

Segundo a Agência Brasil, o grupo de emergência da Anvisa será composto por representantes do gabinete da presidência da agência; da Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados e de Tecnologia em Serviços de Saúde. Também comporão o grupo duas assessorias: uma responsável pela comunicação e outra ligada ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

A ação, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), faz parte de um rol de medidas preventivas e de controle adotadas contra o vírus. Entre as providências já adotadas, é destacado o repasse de orientações para equipes da vigilância sanitária de todo o país, especialmente as que atuam no controle de portos e aeroportos, a divulgação de avisos sonoros sobre sinais e sintomas da doença, bem como a recomendação de cuidados básicos a serem adotados por passageiros e tripulantes.