Empresários de Minas podem investir no projeto Sucroenergético do Médio São Francisco baiano

Comitiva de especialistas em agricultura irrigada visitou Barra e Muquém do São Francisco

Por Redação
29/01/2020 às 14h00
  • Compartilhe
Foto: Ascom SDE
Foto: Ascom SDE

Empresários e técnicos agrícolas de Unaí, Minas Gerais, que conheceram a região do Médio São Francisco baiano, onde o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está implantando um Pólo Bioenergético e Sucroalcooleiro, disseram que a agricultura desenvolvida na região foi aprovada.  O Pólo Sucroalcooleiro prevê gerar 30 mil empregos e potencializar a competitividade da Bahia na produção de açúcar, etanol e energia de biomassa. Os agricultores mineiros foram acompanhados por uma comitiva técnica da SDE, liderada pelo vice-governador João Leão, titular da pasta.

A missão de negócios esteve, no domingo (26) e segunda-feira (27), nos municípios de Barra e Muquém do São Francisco, onde a primeira usina de cana de açúcar, das 10 previstas no projeto, está em implantação pelo grupo pernambucano Paranhos e já emprega 500 trabalhadores locais.
"No final de 2019, estivemos aqui com representantes de fundos de investimentos, bancos de fomento e empresários da mineira Bevap Bioenergia, empresa referência em tecnologia de plantio de cana-de-açúcar, que conheceram o potencial da região e do Polo Sucroalcooleiro.

Agora, recebemos outro grupo de empresários, especialistas no cultivo de grãos irrigados, como feijão, soja e sorgo. Eles vieram ver de perto a viabilidade do negócio e vão enviar técnicos para fazer um estudo in loco", diz Leão.

Plantio
O consultor de negócios Anderson Adauto, que acompanha a comitiva, explica que de todos os plantios, seja de feijão, soja, milho, algodão, batata, trigo ou laranja, a cana é o mais simples. "Então, quem dá conta de plantar todas estas coisas, vai ter naturalmente sucesso com a cana. E a grande vantagem deste grupo é ser unido, coeso, todos são agricultores profissionais e têm uma larga experiência em agricultura irrigada", destaca.
Adauto afirma ainda que, essa semana, a segunda usina proposta no Polo Sucroalcooleiro, a Fazenda Igarité, do empresário Pedro Leite, será apresentada em São Paulo, na União das Indústrias de Cana-de-açúcar (Única), maior entidade representativa do setor no Brasil. "A Única congrega todas as indústrias deste ramo, eles estão muito animados e acreditam que, com o Renova Bio, o país precisará de algo em torno de 20 a 30 usinas, com 3,5 milhões de toneladas, cada uma, para atender às novas regras", diz.