Belo Horizonte tem suspeita de coronavirus

Paciente esteve na China recentemente. Secretaria estadual investiga o caso, apesar de ministério ter descartado hipótese desta enfermidade

Por Redação
22/01/2020 às 18h48
  • Compartilhe
Foto: Agência Minas
Foto: Agência Minas

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais investiga suspeita do primeiro caso de coronavírus no Brasil.  Trata-se de uma mulher brasileira de 35 anos e o caso é tratado como suspeita. Paciente está clinicamente estável.

Internada no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, a paciente esteve recentemente na cidade chinesa de Shangai e chegou a Belo Horizonte no dia 18  com sintomas respiratórios compatíveis com aqueles associados ao coronavírus. Medidas assistenciais para redução de risco foram tomadas. 

Apesar da investigação feita pela secretaria em Minas Gerais, o ministério da Saúde disse, em nota, que o caso "não se enquadra na definição de caso suspeito". Ao fazer essa afirmação, a pasta considera o fato da paciente não ter estado em Wuhan."De acordo com a definição atual da Organização Mundial de Saúde (OMS), só há transmissão ativa do vírus na província de Wuhan". 

Fonte: Agência Brasil