"O pior é ficar fechado e sem ideia de reabertura", diz coordenador regional da Associação Brasileira de Shoppings

O coordenador regional da Abrasce, Edson Piaggio, disse estar otimista para a retomada das atividades apresentada pela Prefeitura e Estado 

 

 

Por Francisco Artur
07/07/2020 às 17h23
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Embora o plano de reabertura dos shoppings centers de Salvador esteja condicionado à taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva para Covid-19 em até 75%, o coordenador regional da seção Bahia da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio, disse estar otimista para a retomada das atividades. 

"O pior é ficar fechado e sem ter ideia de reabertura dos shoppings. Pelo menos, segundo o plano apresentado pela Prefeitura e pelo governo do estado, nós temos uma ideia e sobre em quais condições podemos reabrir os shoppings", afirmou Piaggio, ao comentar sobre o critério de ocupação das Utis na cidade, para reabertura do comércio.

Quanto à segurança sanitária durante a reabertura dos centros comerciais, Piaggio garantiu que os shoppings vão evitar aglomerações e medir a temperatura dos clientes e funcionários. "Nós estamos preparados para reabrir. Apresentamos um protocolo de segurança, com base em estudos médicos ", completou. 

Reabertura em três fases
O plano da retomada das  atividades econômicas, em Salvador, foi anunciado na manhã desta terça-feira pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (Democratas) e pelo governador Rui Costa (PT), nesta terça-feira (7).

O processo será dividido em três fases e vai seguir conforme a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade. O principal indicador avaliado será taxa de ocupação em leitos de UTI exclusivos para covid-19. Na primeira fase, a ocupação terá de menor ou igual a 75%, pelo menos 5 dias. Na fase 2 esse índice terá que estar menor ou igual a 70%, no mesmo período e fase 3 menor ou igual a 60% também em cinco dias.