Shoppings centers e comércio de rua serão priorizados na primeira fase de retomada das atividades

Anúncio foi feito nesta terça-feira (7) e levará em conta ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19

Por Yuri Abreu
07/07/2020 às 12h01
  • Compartilhe
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O tão esperado plano da retomada das  atividades econômicas, em Salvador, foi anunciado na manhã desta terça-feira pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (Democratas) e pelo governador Rui Costa (PT), em coletiva virtual, nesta terça-feira (7).

O processo será dividido em três fases e vai seguir conforme a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade. O principal indicador avaliado será taxa de ocupação em leitos de UTI exclusivos para covid-19. Na primeira fase, a ocupação terá de menor ou igual a 75%, pelo menos 5 dias. Na fase 2 esse índice terá que estar menor ou igual a 70%, no mesmo período e fase 3 menor ou igual a 60% também em cinco dias.

De acordo com os dados divulgados hoje pela Prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 está em 79,5%.

Entre os principíos que vão ser seguidos neste processo estão a retomada gradual e progressiva, em ciclos de 14 dias; o procedimento será definido pela combinação de risco de transmissão e dos impactos econômicos em cada atividade; as medidas de flexibilização serão precididas de protocolos - ambientes de trabalho terão de ser adptados; e decisão terá seus resultados monitorados, de forma a permitir, se necessário, reação rapida na alteração das medidas implantadas. "As medidas estão sendo tomadas justamente para tentar evitar o abre e fecha", disse ACM Neto.

Na primeira fase, vão funcionar apenas shoppings (que estão dividos por etapas), comércios de rua, igrejas e drive-ins.

No casos dos centros de compras, o funcionamento poderá ocorrer de segunda a sábado, das 12h às 20h. Nas áreas comuns poderá haver uma pessoa a cada 9m² e, dentro das lojas, 1 pessoa por 5m². Os estacionamentos deverão disponibilizar apenas 50% das vagas e as praças de alimentação devem funcionar apenas com delivery e retirada no local. Já os salões de beleza e academias instaladas nesses espaços seguem fechadas.

Além disso, os funcionários dos estabelecimentos, além da testagem inicial, serão examinados cada 21 dias. Eles também devem utilizar máscara e manter o afastamento. Também estão proibidos eventos presenciais nos locais.

No comércio de rua, o funcionamento será de segunda a sexta, das 10h às 16h, tanto pelos sistemas drive-thru e presencial, com uma pessoa ocupando um espaço de 9m². Nos locais que possuem acima de 10 vagas de estacionamento, só poderá haver a ocupação de 50%. Além disso, deve ser dado atendimento prioritário a grupos de risco.

Quanto às igrejas, o funcionamento ocorrerá de segunda à sábado, das 10h as 20h - no domingo não haverá restrição de horário. Os templos religiosos deverão respeitar os 20% da capacidade do salão ou o total máximo 50 pessoas. Nesses locais, estão proibidas a realização de aulas e reuniões. Os espaços para crianças; devem estar fechados, assim como uso de máscara e o respeito pelo afastamento.

Por último, no sistema drive-in,  eventos somente poderão ocorrer com autorização prévia e exlusivamente dentro de veículos fechados. Os serviço de alimentação serão direcionados para os próprios veículos. A lotação do estacionamento deve respeitar a distância mínima de 1,5 m entre os veículos. Aos usuários, os ingressos devem ser adquiridos on-line, assim como o pagamento de comidas e bebidas. Os banheiro deverão obedecer uma fila virtual.

Outras fases

De acordo com o protocolo conjunto da Prefeitura e do Governo do Estado, a fase 2 da reabertura vai contemplar as academias, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus e galerias, lanchonetes, bares e restaurantes, além da etapa 2 das atividades da fase 1

Na fase 3 será a vez dos parques de diversões e parques temáticos, teatros, cinemas e casas de espetáculos, clubes sociais, recreaticos e esportivos, além dos centros de eventos e convenções.

Durante a coletiva, o prefeito ressaltou que não estão incluídos, em nenhuma dessas três fases, setores como educação, futebol, parques públicos e praias. Estes estão sendo avaliados separadamente por critérios próprios.