Grupos internacionais apresentam propostas para compra da Refinaria Landupho Alves

Ofertas foram feitas por organizações da Índia e dos Emirados Árabes Unidos

Por Yuri Abreu
07/07/2020 às 09h48
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Conglomerados internacionais da Índia e dos Emirados Árabes Unidos apresentaram, à Petrobrás, proposta para a compra da Refinaria Landupho Alves (RLAM), localizada em São Francisco do Conde, Região Metropolitana de Salvador (RMS). As ofertas ao equipamento - que está avaliado em US$ 2,5 bi - ocorreram no final do mês de junho.

Uma delas foi feita pelo fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, a Mubadala Investment Company. Porém, a outra proposta de compra, apresentada pelo grupo indiano Essar Group, chamou a atenção pelo fato de eles estarem atrás de uma refinaria de pertróleo menor, mas decidiram apostaram as fichas na RLAM, a segunda maior do país.

O conglomerado, que possui operações de exploração em seu país e ativos de refino e distribuição de combustível na Grã-Bretanha, tem US$ 28 bi em investimentos em ativos de energia, infraestrutura, mineração e serviços.

A Refinaria é a maior unidade industrial da Bahia, capaz de processar 323 mil barris por dia, ou cerca de 14% da capacidade de refino do Brasil, e será vendida em conjunto com dutos e com o Terminal Portuário de Madre Deus. A partir de agora, o grupo com a melhor oferta nesta fase vinculante deve entrar em uma fase de negociação dos termos do contrato.

*Com informações do portal Bahia Econômica.