Secretário de Saúde da Bahia recomenda internação precoce com suspeitos de Covid-19

Fábio Villas-Boas corroborou a orientação do Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes) 

Por Redação
06/07/2020 às 15h09
  • Compartilhe
Foto: Secom/GovBa
Foto: Secom/GovBa

Em publicação no Twitter, nesta segunda-feira (6), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, recomendou que os pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 sejam internados mais precocemente. A adoção desta atitude, segundo o titular da pasta da Saúde do Estado (Sesab), visa a prevenção dos quadro críticos do novo coronavírus.

"Estamos recomendando que pacientes suspeitos ou confirmados de coronavírus sejam internados mais precocemente. A medida visa prevenir o agravamento de quadros clínicos, especialmente em relação aos casos com comorbidades associadas", escreveu o secretário. 

A recomendação publicada pelo secretário partiu do Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes).  De acordo com Villas-Boas, as pessoas consideradas de risco elevado para evolução desfavorável estão sendo internadas tardiamente, terminando por ir direto para UTI .

"Desse modo, justificam-se cuidados e observações mais criteriosas com diabéticos, hipertensos, portadores de doenças cardíacas, pulmonares ou renais, além de obesos, gestantes e maiores de 60 anos", afirma Vilas-Boas. Ainda de acordo com o secretário, para esses pacientes serão disponibilizados, inicialmente, mais de 350 leitos clínicos, entre as gestões estadual e municipal.