Cidade na Mongólia emite alerta para peste negra

O sinal proíbe a caça e o consumo de animais que possam levar à peste e pede que a população relate qualquer caso suspeito de peste ou febre

Por Redação
05/07/2020 às 18h35
  • Compartilhe
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O comitê de saúde da cidade de Bayan Nur soltou, neste domingo (5), o alerta de terceiro nível, o segundo mais baixo de um sistema de quatro níveis, um dia depois de um hospital relatar um caso de suspeita de peste bulbônica, também conhecida como peste negra.

A peste bubônica, conhecida como "peste negra", é uma doença altamente infecciosa e, na maioria dos casos, fatal. Espalha-lhe, principalmente, por roedores. Casos de peste não são incomuns na China, mas surtos se tornam cada vez mais raros. De 2009 a 2018, a China registrou 26 casos e 11 mortes.

O sinal proíbe a caça e o consumo de animais que possam levar à peste e pede que a população relate qualquer caso suspeito de peste ou febre, sem causas claras, e que denuncie qualquer marmota doente ou morta.

O novo alerta acompanha quatro casos relatados de peste em pessoas da Mongólia Interior em novembro passado, incluindo dois de peste pneumônica, uma variante mortal.