"O que nós queremos é um cronograma para dizer o dia em que poderemos reabrir", cobra presidente da Fecomércio-BA

Carlos Andrade espera que  novidades sobre a reabertura do comércio em Salvador aconteçam até a próxima segunda-feira (6)

 

 

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
03/07/2020 às 11h23
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fercomércio-BA), Carlos de Souza Andrade, acredita que a próxima segunda-feira (6) trará um novo horizonte para o comércio na cidade do Salvador, com uma possível divulgação de uma data para o retorno das atividades do segmento na capital baiana.

Em entrevista ao portal M!, nesta sexta-feira (3), o dirigente disse que o prefeito ACM Neto (Democratas) tinha prometido novidades sobre a questão daqui a três dias.

"Nas últimas reuniões que tivemos isso já foi conversado. O diálogo com a Prefeitura é muito grande e tenho certeza que o diálogo entre prefeito e governador está grande também. Esperamos que até a próxima segunda-feira saia alguma novidade, por parte do prefeito. Ele nos prometeu que virá alguma coisa. O que nós queremos é um cronograma para dizer o dia em que poderemos reabrir. Queremos um número", afirmou Andrade. 

O titular da Federação disse que apesar de os empresários estarem fazendo a parte deles e que a coisa mais importante é zelar pela vida, chegou a hora de o comércio da capital baiana voltar a funcionar, respeitando os protocolos que vierem a ser determinados pelo Estado e pelo Município.

"Temos a consciência de prezar pela coisa mais importante que é a vida. Nós não queremos abrir nada sem pensar, sem dar importância à vida. É por isso que nós estamos há 110 dias com tudo fechado. Porém, as novas quem tem que dizer são as autoridades e nós estamos de acordo com elas. Estamos trabalhando em conjunto. Claro que a situação do comércio hoje é insustentável (...) e depois vem a conta de IPTU, de ISS, de PIS, de Cofins, Imposto de Renda, Condomínio, Aluguel (...) você sabe que no final do mês tem que pagar, tem que ter o faturamento para isso e com certeza está com dificuldade de arranjar patrocinador porque ninguém está faturando", disse o dirigente. 

"Eu não quero de maneira nenhum confrontar nem o governador, nem o prefeito, nós estamos do mesmo lado. De divergências, basta o Presidente da República. Nós aqui queremos convergir para o melhor da população. E estamos dispostos a atender o que o prefeito regulamentar, juntamente com o governador. Ainda bem que eles dois estão falando a mesma lingua", celebrou Carlos Andrade.