Theatro Municipal SP exibe concerto de Berlioz no Youtube

Espetáculo "A Danação de Fausto", uma das mais aclamadas obras do compositor francês Hector Berlioz, será disponibilizado nesta sexta (3)



Por Redação
03/07/2020 às 11h03
  • Compartilhe
Foto: Fabiana Stig
Foto: Fabiana Stig

Nesta sexta-feira (3), às 20h, o canal Youtube do Theatro Municipal SP exibe o oratório A Danação de Fausto, Op. 24, uma das mais aclamadas obras do compositor francês Hector Berlioz. A exibição do concerto faz parte da série Reserva Municipal, uma ótima oportunidade para assistir espetáculos clássicos, que geralmente não estão acessíveis ao grande público.  

Apresentado em julho de 2017, no palco do Theatro Municipal e registrado pela TV Cultura, emissora parceira da instituição, o concerto com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Roberto Minczuk, contou com as participações do Coro Lírico Municipal, preparado pelo seu maestro titular Mário Zaccaro e o Coro Infantil da Escola Municipal de Música de São Paulo, que esteve sob a batuta da maestrina Regina Kinjo. Destaque também para os quatro solistas: a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, o tenor Paulo Mandarino, o baixo Saulo Javan e o barítono Leonardo Neiva. 

Trata-se de uma obra vocal sinfônica que exige uma grande orquestra, quatro solistas e um coro numeroso, incluindo um coral infantil. São raras as suas apresentações. O compositor nunca foi adepto da ideia de encenação, e sim que ela fosse apresentada em forma de oratório. 

A história 

A história de Fausto foi escrita pelo poeta e dramaturgo alemão Johann Wolfgang Von Goethe e reelaborada em A Danação de Fausto por Hector Berlioz, que manteve alguns elementos da obra original, como a ligação amorosa com Margarida. Na versão de Berlioz, Fausto, insatisfeito com a vida na Alemanha, resolve se envenenar. Impedido por um cântico de Páscoa, é seduzido por Mefistófeles, que o faz promessas de responder a seus questionamentos e o coloca para dormir. 

Ao adormecer, o protagonista sonha com aquela que será sua amada e, quando desperta, pede para levá-lo até ela. Ocorre então um dueto amoroso entre Margarida e Fausto, que é interrompido por Mefistófeles, quando ele avisa aos vizinhos e à mãe de Margarida que Fausto havia estado em casa com sua amada. A notícia separa Fausto de Margarida. Não satisfeito, Mefistófeles diz a Fausto que sua amada havia sido presa por envenenar a mãe, mas promete salvá-la, desde que ele entregasse sua alma. Ele concorda, mas percebe que isso não foi feito para o resgate de Margarida, e sim para sua ida ao inferno. Mefistófeles, então, celebra sua vitória - a danação de Fausto. 

Em texto escrito pelo jornalista Irineu Franco Perpetuo, inicialmente Berlioz chamou de "ópera de concerto" para, mais tarde, rebatizar de "lenda dramática". A partitura deveria ser um híbrito entre cantata, oratório e ópera, e não foi pensada para ser encenada. O próprio compositor chegou a planejar uma adaptação operística, trocando o título para Mefistófeles, em 1847, mas não a levou a cabo. Contudo, desde que Raoul Gunsbourg fez uma versão cênica para a Ópera de Monte Carlo, em 1893, têm convivido tanto apresentações de A Danação de Fausto em concerto, como realizações operísticas.