Ministério da Agricultura China suspende importações de frigoríficos brasileiros

A pasta disse que busca as razões da suspensão de três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, "iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas"

Por Redação
30/06/2020 às 23h30
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Agricultura (Mapa) divulgou, nesta terça-feira (30), que a China suspendeu importações de três unidades processadoras de carne do Brasil. O país citou preocupações de Pequim de conter novo surto de Covid-19, como justificativa para o ato. O ministério, porém, não informou quais fábricas tiveram habilitações de exportação suspensa. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo.

Em comunicado, a pasta afirma que o órgão chinês responsável pela área (GACC) "solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores".

De acordo com a reportagem da Folha, uma unidade operada pela Marfrig na cidade de Várzea Grande (MT) é uma das suspensas. Informações no site do Mapa mostram que uma unidade de frangos da JBS, em Passo Fundo (RS), foi suspensa pela China na última sexta (26) e outra da Minuano, em Lajeado.

"O Mapa está buscando junto à GACC as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China", afirmou o Mapa em comunicado.