Europa confirma oficialmente que brasileiros serão barrados após reabertura das fronteiras

De início, o processo gradual permitirá apenas a visita de pessoas oriundas de um grupo de 14 países que conseguiram controlar a pandemia de Covid-19 em seus territórios

Por Redação
30/06/2020 às 20h00
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A União Europeia confirmou oficialmente, nesta terça-feira (30), que residentes do Brasil e dos Estados Unidos serão barrados na reabertura das fronteiras externas do bloco, no dia 1° de julho. Nas Américas, apenas Uruguai e Canadá foram incluídos no seleto rol. De início, o processo gradual permitirá apenas a visita de pessoas oriundas de um grupo de 14 países que conseguiram controlar a pandemia de Covid-19 em seus territórios. A União Européia iniciará a abertura após três meses.

Os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump tiveram posições semelhantes em relação ao vírus, minimizando seu impacto, duvidando de informações científicas e fazendo pressão para a retomada das atividades econômicas. Bolsonaro teve dois ministros da Saúde que se demitiram porque ele discordava das orientações defendidas por eles para conter a pandemia. 

A escolha da lista e seus critérios foram alvo de intensas discussões durante o final de semana, mas os 27 países-membros do bloco ratificaram o acordo nesta terça por maioria qualificada. Os países selecionados são: Argélia, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Japão, Geórgia, Marrocos, Montenegro, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Tailândia, Tunísia e Uruguai.

A China seria o 15º país e seus cidadãos também poderão ter seu ingresso permitido, mas para isso Pequim precisará liberar a entrada de europeus em seu território, já que a reciprocidade é uma das condições exigidas por Bruxelas.

*Com informações do G1