Em audiência virtual, ministro da Economia diz que empréstimos a empresas ainda não são suficientes

Paulo Guedes participou de evento sobre a situação fiscal do país

Por Yuri Abreu
30/06/2020 às 15h00
  • Compartilhe
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu, nesta terça-feira (30), que os empréstimos para atender as empresas não foram suficientes até agora. 

O titular da pasta deu a declaração durante audiência pública virtual, promovida pela Comissão do Congresso que acompanha a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao coronavírus.

"Tenho a maior franqueza em reconhecer que, na parte de crédito, ele não foi satisfatório até o momento, e nós continuamos aperfeiçoando o nosso programa para o dinheiro chegar à ponta, que era a maior reclamação", disse.

Guedes afirmou que o governo tem um "time técnico muito bom", mas a demanda por crédito cresceu muito. Ele citou o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e os presidentes de bancos públicos. 

"Como [a pandemia] travou o país inteiro, a necessidade de capital de giro triplicou, quadruplicou. Então, mesmo expandindo o crédito, como expandimos, a verdade é que continuou insuficiente. Continuamos, o tempo inteiro, aperfeiçoando os programas em busca de um melhor desempenho", afirmou. Por outro lado, ele pontuou que o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM) foi bem-sucedido. 

"No mercado formal americano, em cinco, seis semanas, demitiram 30 milhões, e aqui nós impedimos a demissão de 10 milhões. Houve, nesse período, uma demissão de em torno de 1 milhão de pessoas só no mercado formal, o que foi absolutamente excepcional, foi extraordinário", celebrou.

Na ocasião, o ministro da Economia também disse que que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) também será "muito bem-sucedido". Ele ressaltou, porém, que o programa pode gerar "alguma perda". "Sabemos que deve haver alguma perda nesse programa, mas a nossa responsabilidade é conceder esses recursos", pontuou Guedes.

*Com informações da Agência Brasil.