"É uma emergência de primeiro mundo", diz Pitangueira sobre instalações do novo Hospital Clériston Andrade 

Médico comemora sete anos no comando da unidade que atende a 127 municípios

Por Osvaldo Lyra e Francisco Artur
29/06/2020 às 20h20
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com inauguração prevista para a próxima segunda-feira (6), o novo Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, recebeu a vistoria do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta segunda-feira (29). Vilas-Boas foi recebido pelo diretor da unidade, José Carlos Pitangueira, e realizou uma visita técnica aos 40 leitos de UTI e também no centro cirúrgico da unidade inicialmente prevista para atender a demanda de pacientes com Covid-19. 

Dr Pitangueira, como é conhecido o diretor, celebrou a infraestrutura da nova unidade. Hoje, o médico completou sete anos à frente do Clériston Andrade. Os funcionários do hospital celebraram os feitos do gestor. Em mensagem, afirmaram que "existe o HGCA de antes e depois do Dr. Pitangueira". "Parabéns, guerreiro. Que Deus continue abençoando seu trabalho", diz o texto. 

José Carlos Pitangueira enfatizou que o Clériston é referência para os atendimentos emergenciais e na realização de exames. "Com o hospital, já fizemos muito por Feira e região. E agora o novo Clériston Andrade terá uma emergência de primeiro mundo. Vamos disponibilizar exames de endoscopia digestiva, além de aumentarmos o centro cirúrgico, o atendimento da semi-intensiva, os leitos de UTI e clínicos para Covid-19", afirmou o diretor.


Novo Clériston

Com investimento de R$ 50 milhões, entre obras físicas e aquisição de equipamentos, a nova unidade possui 8.000 m², em três pavimentos. No andar térreo, será instalado o setor de bioimagem, com dois tomógrafos e ressonância, bem como o maior Centro de Hemorragia Digestiva do interior do estado. O primeiro pavimento é destinado a 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e o segundo terá o maior centro cirúrgico do estado, com 12 salas operatórias. O prédio tem uma estrutura moderna e será o primeiro hospital 4.0 da Bahia, o que evita o preenchimento de prontuários manualmente. As intervenções ainda contemplam mais de 17 mil metros quadrados de urbanização, paisagismo e praça de alimentação.

"O hospital já está quase pronto, a parte de acabamento já foi concluída, estamos testando os mobiliários  e trabalhando na instalação dos equipamentos e no paisagismo de entorno", disse o secretário.