Empresários criam abaixo-assinado pelo adiamento de tributos municipais

O documento também sugere o parcelamentos dos impostos 

Por Francisco Artur
29/06/2020 às 19h15
  • Compartilhe
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

Empresários de Salvador criaram um abaixo-assinado que pede o adiamento ou parcelamento dos tributos municipais.

No texto, os autores argumentam que a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus dificulta o pagamento imediato das taxas de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS) e Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF).

O documento questiona, inclusive, a continuidade da cobrança do IFF, já que há estabelecimentos que seguem fechados por causa do decreto municipal que restringe o funcionamento de setores do comércio. 

"E o TFF? Esse é o mais cruel de todos. Trata-se de uma Taxa de Fiscalização e Funcionamento cobrada de TODOS os estabelecimentos comerciais para que um dia sejam fiscalizados por um agente da Prefeitura para sinalizar se seu negócio está dentro do padrão determinado para cada setor. Só que as empresas estão de PORTAS FECHADAS", diz um trecho do abaixo-assinado.  

Injustiça

A dentista Vastiane Evelise recebeu uma carta da Prefeitura informando que o nome da clínica dela iria para o Cadin, pois não conseguiu pagar o TFF no dia 30 de maio. "Com a clínica parada e lutando para manter as despesas mais urgentes (como o salário das secretárias), simplesmente não tive como pagar esse e mais alguns impostos. É muito triste e injusto! Pois, depois de 20 anos de profissão, chego a essa altura da vida como 'caloteira'", lamentou.

Ela, junto com um grupo de outros micro e pequenos empresários, encabeça o movimento pelo adiamento e parcelamento dos impostos municipais.  "Criamos um abaixo-assinado para tentar sensibilizar o prefeito sobre a questão dos impostos. Ninguém quer dar calote, apenas ter condições de pagar", enfatizou.