Coronel critica lobby de operadoras e defende que empresas de redes sociais invistam em educação digital 

Presidente da CPMI das Fake News no Senado, Ângelo Coronel diz que as gigantes de comunicação digital devem seguir as lei brasileiras 

Por Francisco Artur
29/06/2020 às 22h40
  • Compartilhe
Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

O senador baiano  Ângelo Coronel (PSD) criticou a defesa pelos interesses comerciais das empresas que promovem a comunicação digital. Classificado por ele como "lobby das operadoras", Coronel apontou que essas gigantes do mercado de internet vêm demonstrando omissão sobre o debate em torno do combate às fake news. 

"Essas operadoras fazem lobby para evitar a aprovação de projetos sobre fake news. O fato é que elas não estão preocupadas com os impactos sociais de seus programas, mas sim com o lucro", argumentou o senador e presidente da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) das fake news, durante entrevista nesta segunda-feira (29) com o editor do portal M!, Osvaldo Lyra, na live do projeto A Tarde Conecta, do Jornal A Tarde. 

Na ocasião, o senador também defendeu que as gigantes do mercado digital devem investir em educação. "Eles podem muito bem pegar seus recursos e investirem na educação digital", propôs, acrescentando que é necessário que essas grandes empresas sigam as leis vigentes no Brasil.  

"Eles alegam que seguem as leis americanas, porque possuem sedes lá e se construíram nos Estados Unidos. Para ter uma ideia, muitos nem têm escritórios aqui. Então, além de seguirem as leis brasileiras, estarei exigindo que eles tenham escritório no Brasil", afirmou  ngelo Coronel.