"Relação entre empresas e profissionais será mais humanizada após a pandemia", diz Carla Braga

Especialista em planejamento tributário faz uma análise das principais mudanças no mercado de trabalho após a crise 

Por Jones Araújo
27/06/2020 às 10h20
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você já ouviu que é no momento de crise que surgem novas oportunidades? A verdade é que, após pandemia, o mercado de trabalho será outro. De acordo com a contadora especialista em planejamento tributário, Carla Braga, nós não sairemos desta pandemia da forma como entramos e o mercado de trabalho passará por mudanças. Carla é a personalidade entrevistada no podcast do Muita Informação (M!).

Ao editor-chefe do M!, o jornalista Osvaldo Lyra, a contadora informou que agora a relação entre empresa e profissionais será mais humanizada.

"A gente estava vivendo um período de relações muito robotizadas, sem interação dos seres humanos e essa é uma tendência que eu já falava nas empresas. Acho que pós-pandemia, apesar de todas as dificuldades que a gente vai passar, vai ser uma tendência essa relação mais humanizada", informa.

Segundo ela, entre estas mudanças estão a da postura dos líderes e funcionários. Carla ressalta que é necessário que os gestores reconheçam as forças individuais e que os profissionais adotem uma postura mais flexível.

"Ninguém é bom em tudo, a gente precisa ter esse entendimento, porque às vezes a gente cobra demais dos nossos funcionários competências nas quais realmente eles não são tão bons e esquecemos de potencializar aquilo que eles são bons", disse.

A contadora fala de uma tendência de mercado que é o Job sharing. "Nele você tem compartilhamento de tarefas, que são designadas por duplas e não por pessoas. A dupla é responsável pela execução daquela tarefa e o líder vai fazer a definição de como será essa tarefa. Pegar o que tem de melhor em um profissional e do outro para que aquela tarefa seja bem executada", orienta.

Em período de pandemia, como estratégia para fazer valer o isolamento social, empresas têm adotado o trabalho no estilo home office. Uma modalidade que tende a permanecer no mercado no pós pandemia. Para a contadora, a forma que os líderes têm de estimular os funcionários nesse estilo de trabalho é ser flexível. 

"O líder tem sim como acompanhar as atividades que estão sendo executadas pelos profissionais de acordo com sua produtividade. Acho que para manter os profissionais motivados nesse momento do home office é a flexibilidade".

Escute o podcast na íntegra abaixo: