Especialista apresenta quatro pilares para uma carreira de sucesso

Para Fábio Rocha, o autoconhecimento e a estratégia permeiam todos os passos  

Por Francisco Artur
19/06/2020 às 22h02
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A procura pelo termo 'carreira de sucesso' no Google, de acordo com a ferramenta Google Trends, chegou ao pico de pesquisas no buscador, entre 31 de maio e o último dia 6. Nos resultados da pesquisa por este termo tão procurado, é possível diversos encontrar caminhos para chegar a esse posto profissional, como a adoção do hábito de leitura e de acordar às 5 horas da manhã. 

É bom base nesta prática de criar hábitos que o especialista em carreira, liderança, Fábio Rocha, listou os quatro pilares para chegar ao sucesso profissional. Em entrevista ao editor-chefe do M!, Osvaldo Lyra, durante a live do projeto A Tarde Conecta, Fábio elegeu a pergunta 'quem eu sou?' como ponto de partida desse caminho. 

"Essa pergunta tem de abranger tanto a parte tangível, como a intangível. O interessante é que se escreva as respostas em um papel e que se imagine 'quem eu sou' e 'eu estou feliz e me sentindo bem no atual momento'. Esse é o primeiro passo", sugeriu Fábio, que também já antecipou que o autoconhecimento e a estratégia permeiam todos os passos. 

Em seguida, segundo o especialista, é preciso definir o objetivo, os caminhos e as estratégias que serão traçadas. "Esse é o momento de se perguntar 'quem eu quero ser como profissional', 'onde quero estar' e 'qual o legado que eu vou deixar para o mundo'", disse. 

Com base nas respostas já construídas pelo processo de construção do profissional de sucesso, o especialista defende que já é o momento de colocar os sonhos em prática. "O terceiro pilar é ter atitude. Ninguém chega sucesso só com boas ideias e uma boa intenção. É preciso de ação, de pôr em prática tudo o que foi planejado", pregou Fábio. 

A última etapa do planejamento requer, acima de tudo, disciplina e organização. "O quarto pilar é o monitoramento constante da carreira. Isso significa que tem que manter a rotina e a organização. Eu exemplifico como se fosse uma festa. Se a gente se programa para o Carnaval ou um show, por que não usamos nossa organização e planejamento para programamos a nossa carreira", provocou o especialista Fábio Rocha.