Podcast: especialista em carreira diz quais estratégias para garantir reinserção no mercado de trabalho

Fábio Rocha é a personalidade entrevistada no podcast do Muita Informação

Por Jones Araújo
06/06/2020 às 15h56
  • Compartilhe
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A pandemia do coronavírus tem impactado drasticamente no mercado de trabalho. Com isso, pensar em estratégias de reinserção é importante para garantir uma nova oportunidade. É sobre este assunto que o especialista em carreira, liderança e cultura organizacional, Fábio Rocha fala no podcast do Muita Informação.

Ao editor-chefe do M!, o jornalista Osvaldo Lyra, Fábio diz que o primeiro passo do profissional é fazer uma leitura clara das oportunidades do setor e também estar atento às mudanças.

"O home office vem forte, pesquisas se mostram que grande parte das empresas perceberam a manutenção desse tipo de política. A tecnologia vem cada vez mais como uma coisa natural, independente da função", afirma o profissional, ele completa que é necessário ter também olhares mais macros, como mudanças nas relações de trabalho. 

Fábio orienta também, que em momentos de crises podem surgir oportunidades e que o profissional deve estar atento a isso.

"É um momento de mudanças bruscas, mas sim, na crise existem oportunidades. Não é que as coisas sejam melhores, pelo contrário, a concorrência é maior, os riscos são maiores e aí vem um pouco da sua virtude, da sua estratégia, da sua vida profissional e sua carreira".

Referente à reinserção no mercado de trabalho, Fabio informa que é preciso fazer uma releitura dos ativos profissionais.

"Mapear aquele histórico que você construiu. Tem a ver também com o que você busca e no caminho que potencialize suas chances. Outra questão é rotina, buscar vagas diariamente, procurando com colegas de trabalho, ex-chefes, familiares. Disciplina, foco e atitude. Que ação você tem tido nesse cenário? Claro que a gente não pode esquecer da preparação. Cuidado com a internet nas entrevistas, que hoje em dia é tudo remoto".

Escute o podcast na íntegra a baixo: