PODCAST: Turismo da Bahia já pensa em estratégias de retorno, diz Fausto Franco

O secretário estadual de Turismo é a personalidade entrevista no Podcast do Muita Informação

Por Jones Araújo
28/05/2020 às 15h05
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/ Setur
Foto: Divulgação/ Setur

A pandemia do coronavírus tem mudado a rotina de todo o mundo e um dos primeiros setores a sentirem essa mudança foi o turismo. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, o setor representa 10% do PIB do Brasil e hoje, por conta dos impactos causados pela Covid-19, 90% dos hotéis do estado estão fechados. Fausto é a personalidade entrevista no Podcast do Muita Informação.

Ao editor-chefe do Portal Muita Informação, o jornalista Osvaldo Lyra, o secretário informou que o turismo é um dos primeiros setores a ser prejudicado e o penúltimo a voltar. Ele fala que já estão sendo pensadas alternativas para o retorno das atividades na área. 

"No primeiro momento volta o turismo regional, as pessoas irão querer fazer viagem de carro com a família. A Bahia nesse caso acaba se destacando, é o único estado do Brasil que faz fronteira com outros oito estados, é muito diverso, amplo, com atividades que não geram aglomeração", afirma. 

O secretário ressalta que o turismo no estado já é representado 50% pelos baianos e que a expectativa é aumentar esse número e também prospectar turistas de outros estados também, mas alerta que só será possível com todas as medidas de saúde.

"O mais importante do que essa busca de turistas será a divulgação das medidas de saúde. As pessoas só vão querer viajar se tiverem certeza de que aquele local está tendo todos os cuidados para com as novas políticas sanitárias, que já estão sendo empregadas em todos os locais. É um trabalho de formiguinha, mas que ele vai precisar acontecer a partir do segundo semestre", informa Fausto.

Escute o Podcast na íntegra abaixo: