No Dia da Mulher, grupo protesta ao redor de estátua que homenageia Daniel Alves

Protesto contou com cartazes que traziam frases como "Parem de nos matar", "Não a cultura do estupro" e "Daniel Alves estuprador"

Por Redação
09/03/2024 às 19h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Portal Preto no Branco
Foto: Reprodução/Portal Preto no Branco

Na última sexta-feira (8), um grupo de cerca de 60 manifestantes protestaram no Dia Internacional da Mulher, ao lado da estátua do ex-jogador de Seleção Brasileira, Daniel Alves, localizada na cidade de Juazeiro, onde ele nasceu, no norte da Bahia. O atleta foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro, no mês passado. As informações são do G1 Bahia.

O protesto contou com cartazes que traziam frases como "Parem de nos matar", "Não a cultura do estupro" e "Daniel Alves estuprador".

De acordo com a União Brasileira de Mulheres (UBM), responsável pelo protesto, a manifestação foi feita contra qualquer tipo de violência contra as mulheres. A avaliação do grupo é de que a homenagem ao jogador, que foi condenado pelo crime de estupro, "fere a dignidade da mulher e reforça a cultura do estupro".

Em nota, a Prefeitura de Juazeiro informou que respeita as diversas opiniões da população, mas aguarda a conclusão do processo para se posicionar, uma vez que o jogador recorreu da decisão.

A imagem do jogador foi vandalizada ao menos três vezes desde a prisão dele, em setembro de 2023. Na última vez, em fevereiro deste ano, após a condenação, foi pintada com tinta branca. 

Desde a condenação do jogador, moradores do município usaram as redes sociais para cobrar a prefeitura da cidade a retirada da obra. A estátua, produzida pelo artista plástico Leo Santana, exibe o jogador, em tamanho real, com a camisa da Seleção e uma bola nos pés.

Leia também:

Prima de Daniel Alves limpa estátua vandalizada do ex-jogador em Juazeiro; veja vídeo

Caso Daniel Alves: MP da Espanha vai recorrer para endurecer pena de jogador brasileiro