Binho Galinha é apontado como chefe de organização criminosa

Alvo da operação 'El Patron', deputado estadual pelo Patriota é acusado de comandar grupo de milicianos em Feira de Santana

Por Raiane Veríssimo
07/12/2023 às 09h06
  • Compartilhe
Foto: MP-BA
Foto: MP-BA

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota) foi alvo, na manhã desta quinta-feira (7), de uma operação da Polícia Federal e é apontado como chefe de uma organização criminosa em Feira de Santana. O parlamentar é acusado de comandar um grupo de milicianos no município. Além dele, 15 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por lavagem de dinheiro do jogo do bicho, extorsão, receptação qualificada e agiotagem.  

A operação El Patron foi deflagrada pelo MP-BA, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), Polícia Federal, Receita Federal e pela Força Correicional Integrada da Secretaria de Segurança Pública (Force/Coger/SSP). Estão sendo cumpridos dez mandados de prisão preventiva e 35 mandados de busca e apreensão, incluindo a casa e algumas fazendas do deputado estadual.

Policiais militares também estariam envolvidos nos crimes. As ações também têm como objetivo bloquear de mais de R$ 160 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 40 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas, em cumprimento à decisão expedida pelo Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana.

Leia também:

Câmara Municipal aprova empréstimos de quase R$ 900 milhões à Prefeitura de Salvador

Jerônimo participará de assinatura de contrato bilionário com empresa canadense em áreas da CBPM

Para Federação Única dos Petroleiros, confirmação de Rui Costa na Petrobras será "danosa"