Trens do Subúrbio fazem última viagem neste sábado

Modal dará lugar ao VLT; obras começam nesta segunda-feira (15)

Por Yuri Abreu
13/02/2021 às 17h12
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Foto: Carol Garcia/GOVBA
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Às 19h30 deste sábado (13), os trens do Subúrbio farão a ultima viagem após um ciclo de quase 160 anos. A partir de segunda-feira (15), o atual modal dar lugar à implementação do Veículo Leve de Transporte (VLT).

De acordo com o Governo do Estado, o novo sistema vai beneficiar cerca de 600 mil soteropolitanos. Além disso, mais de 170 mil usuários vão poder se deslocar diariamente entre os 26 quilômetros de percurso que vão ligar o Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho.

A Fase 1 das obras do VLT compreendem 19,2 quilômetros, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais 5 estações.

A intervenção está recebendo investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões e vai gerar, diretamente, 2.200 empregos, além dos empregos indiretos.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino,  os moradores do Subúrbio não vão ficar desassistidos de transporte durante as obras do VLT, mesmo com o trem fora de operação.  
"Chegamos à conclusão, em parceria com a Prefeitura, de que o sistema de transporte coletivo que serve hoje à região do Subúrbio tem condições de absorver esse público que pega o trem no dia a dia. Nas estações, haverá orientações de qual é o ponto de ônibus mais próximo, inclusive com o traçado que a pessoa deve percorrer até chegar àquele ponto de ônibus próximo, e de quais são as linhas que existem. Quem mora na região saberá exatamente qual ônibus precisa pegar para chegar ao destino final", afirmou.

História - A ferrovia que hoje liga o bairro da Calçada a Paripe, começou a ser criada em 1853, quando Joaquim Francisco Alves Muniz Barreto recebeu do Governo Imperial a concessão para a construção de uma estrada de ferro ligando Salvador à cidade de Juazeiro. Foi a primeira da Bahia e a quinta do Brasil.